Tel.: 0800 777 6272  |  (19) 3407 3035 | (19) 99612-6272

Aposentadoria por Idade

Quer Saber se Você tem Direito a Aposentadoria por Idade?

Faça uma Consulta Totalmente Grátis

Assessoria para aposentadoria por idade negada

Veja O Que é e Como Funciona:

A aposentadoria por idade é devida ao segurado que possui 65 anos, se homem, e 60 anos, se mulher. Já ara os trabalhadores rurais o requisito etário é de 60 anos, se homem, e 55 anos, se mulher.

Destaca-se que não basta possuir a idade mínima para almejar o benefício de aposentadoria por idade. O interessado, deverá comprovar que contribuiu para o INSS por pelo menos durante 15 anos (180 contribuições), isto para quem se filiou ao INSS após 25 de julho de 1991. Para quem se filiou antes desta data, há uma regra de transição que permite aposentadoria por idade com menos tempo, dependendo do ano em que o idoso(a) completou a idade necessária.

Por exemplo: Uma mulher que completou 60 anos de idade em 2007, mas só em 2011 resolveu requerer a concessão de aposentadoria por idade, ela não precisará comprovar 15 anos de contribuição, mas tão somente 13 anos.
Para trabalhadores rurais ver tópico “Aposentadoria para Trabalhadores Rurais”

Quem tem direito à Aposentadoria por Idade?

Tem direito ao benefício os segurados urbanos que, cumprida a carência, completarem 65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade. A idade mínima é reduzida em cinco anos para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para aqueles que exerçam suas atividades individualmente ou em regime de economia familiar, nestes incluídos o pequeno produtor rural, pescador artesanal, extrativistas, os indígenas entre outros.

Valor da Aposentadoria por Idade

Corresponde a 70% do valor do salário-de-benefício, com acréscimo de 1% para cada ano de contribuição do segurado, não podendo ultrapassar o limite de 100% do salário-de-benefício.

Ex: Se o segurado possui 15 anos de contribuição e se aposenta por idade aos 65 anos, o valor do seu benefício será de 85% do salário-de-benefício (70% + 15 anos de contribuição = 85% do salário-de-benefício).

O salário-de-benefício será calculado pela média aritmética simples das 80% maiores contribuições vertidas a partir de julho de 1994.

A aplicação do Fator Previdenciário é facultativa na aposentadoria por idade

Acréscimo de 25% na Aposentadoria por Idade

Há possibilidade de acréscimo de 25% ao valor da aposentadoria por idade, no caso de o segurado necessitar de assistência permanente de terceiros para os atos da vida civil.

Na legislação esse acréscimo está previsto apenas para os aposentados por invalidez. Todavia, a jurisprudência vem aceitando a tese de que esse acréscimo deve ser estendido aos demais casos de aposentadoria, em face do princípio da isonomia.

Aposentadoria por Idade do Trabalhador Rural

São quatro as espécies de trabalhador rural abrangidas pela redução em cinco anos da aposentadoria por idade: segurado empregado, trabalhador eventual, trabalhador avulso e o segurado especial.

Do segurado especial, não se exige a efetiva contribuição à Previdência, mas tão somente o exercício da atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, pelo período idêntico à carência do benefício (180 meses).

Ou seja, o pequeno produtor rural que trabalha individualmente ou em regime de economia familiar, sem ajuda de empregados permanentes e visando a própria subsistência, faz jus ao benefício de aposentadoria por idade rural se comprovar tais aspectos pelo período de 180 meses ao completar 60 anos de idade, se homem e 55 anos de idade, se mulher.

Não é necessário que a prestação da atividade rural seja contínua, mas apenas que o segurado esteja trabalhando no campo no momento da aposentadoria, conforme preceitua o § 2º do art. 48 da Lei 8.213/91.

Aposentadoria por Idade Híbrida

A Lei 11.718/2008, a qual deu nova redação ao art. 48 da Lei 8.2013/91, trouxe a inovação de que os trabalhadores rurais poderão somar tempo rural e tempo urbano para cumprimento da carência do benefício de aposentadoria por idade. No entanto, a idade mínima para a concessão do benefício foi equiparada a do trabalhador urbano, ou seja, 65 anos de idade, se homem e 60 anos de idade, se mulher.

Entre em contato por WhatsApp
Enviar via WhatsApp